Brindar a 30 anos de parceria com o vedante de altas pressões

2019-11-05T12:39:07+00:00 3 de Abril , 2019|
António Almeida Cortiças: Brindar a 30 anos de parceria com o vedante de altas pressões

A empresa António Almeida Cortiças, S.A. orgulha-se dos seus 50 anos de história a preservar os vinhos com as suas rolhas de cortiça portuguesa.

Há muitos motivos para celebrar: naquele dia especial, no convívio da família, assistir ao ritual da abertura de uma garrafa de vinho de Porto com 50 anos e partilhar este néctar com toda a família. A rolha de cortiça que preservou esta preciosidade poderá ser da António Almeida Cortiças, pois também está a completar 50 anos de vida. São 50 anos a transformar uma matéria única, a cortiça, em rolhas e a valorizar a evolução dos vinhos nas garrafas.

“Nasceu em 1969, fruto da iniciativa empresarial do fundador, Sr. António Almeida”, refere o diretor geral Eng.º José Carlos Faria. Tal como em muitos casos de sucesso empresarial, a empresa cresceu passo a passo, começando pela transformação primária da cortiça em rolhas e vendendo-as para outras unidades corticeiras. Destaca-se desde o início o espírito empreendedor do Sr. António Almeida, pois a sua ambição era a venda de rolhas para os mercados de exportação, nomeadamente para os tradicionais importadores de rolhas de cortiça.

A confiança dos clientes nas rolhas produzidas pela António Almeida Cortiças sustentou o crescimento da empresa. “Nos finais dos anos 90 do século passado, começamos a diversificar o tipo de rolhas de cortiça e a produzir outras alternativas para vedar garrafas.  A instalação de uma granulação para o aproveitamento dos resíduos de cortiça, permitiu-nos acrescentar as rolhas técnicas (rolhas de aglomerado de cortiça e rolhas 1+1) às rolhas de cortiça natural. Mais recentemente acrescentamos as rolhas micro ao nosso catálogo”, destaca o Eng.º José Carlos Faria.

A evolução da António Almeida Cortiças, também prosseguiu no sentido de se aproximar dos clientes finais. “Hoje em dia cerca de 90% das nossas rolhas são vendidas diretamente ao consumidor final, as caves. Mais do que vender rolhas, garantimos soluções aos nossos clientes. Muitas vezes, a participação da António Almeida Cortiças começa quando um nosso cliente quer lançar um novo vinho numa nova garrafa. Poderemos aconselhar o tipo de rolha mais recomendado para as características do vinho tendo em conta a evolução pretendida em garrafa, e também intervir no aconselhamento da preservação das garrafas no pós- engarrafamento”, explica o Eng.º José Carlos Faria.

A história da empresa também se escreve com uma presença e intervenção no montado de sobro. Possui cerca de 1.200 hectares no Alentejo, especialmente dedicados à plantação de sobreiros. Todos os anos são plantadas mais de 3.000 árvores nas suas herdades. Depois será necessário tratar dos sobreiros para ao fim de 20 a 25 anos se efetuar a primeira extração de cortiça. As extrações seguintes são efetuadas 9 anos após a extração anterior. “O ditado popular diz que se plantam eucaliptos para nós, pinheiros para os nossos filhos e sobreiros para os nossos netos. Nós estamos a tratar do nosso futuro”, conclui o Eng.º José Carlos Faria.

A António Almeida Cortiças tem, também, implementado sistemas de garantia de qualidade, destacando-se a certificação da Ecocert para produto biológico. As rolhas de António Almeida Cortiças são vendidas em mais de 90% para os mercados externos: desde a vizinha Espanha, passando por França, Itália e Rússia, chegando aos mercados mais longínquos como Argentina, Austrália e China, entre outros.

A empresa sediada em Santa Maria de Lamas tem 30 anos de parceria com a all@work. “A nossa relação com a all@work tem evoluído com as nossas crescentes exigências na interligação dos sistemas informáticos e na disponibilização de informação a toda a nossa organização. É uma parceria forte, na qual destacamos toda a nossa confiança nos produtos, nos serviços e profissionalismo da equipa all@work”, refere o Eng.º José Carlos Faria.

A parceria António Almeida Cortiças e a all@work merece ser brindada com um cálice de vinho do Porto Vintage.